quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O SONHO VIROU REALIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE BRASÍLIA.

O SONHO VIROU REALIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE BRASÍLIA.

O sonho de construir Brasília já havia sido realizado. O que antes estava apenas no plano das ideias, passou a existir. O desenvolvimento de um lugar é uma consequência inevitável. Não tem como frear. E foi isso que aconteceu com a capital. Cresceu e desenvolveu. Mas essa evolução se deu em qual sentido?


Em quatro anos, Brasília já estava de pé. Parece que foi muito tempo, mas não se engane. Se levado em consideração todos os percalços encontrados pelo caminho, até que foi bem rápido.

Em 1960, os órgãos federais começaram a ser levados para lá. Afinal, esse foi um dos objetivos de criar esse lugar como uma sede para a vida política do país. Além da transferência, outras novidades chegavam à cidade. Nomes, como Lúcio Costa e Oscar Niemayer foram ilustres presenças na capital federal.

Um arquiteto e o outro urbanista. Duas referências de que tanto a cidade necessitava. E foram eles os responsáveis pelo formato que hoje Brasília tem. Os prédios principais já estavam prontos, a região cívica estava totalmente finalizada.

Como a cidade não tinha meios de receber os materiais para sua construção, a maior parte dos materiais necessários era trazido por vias aéreas, o que a deixou com um custo bem mais elevado. Foram gastos cerca de 1 bilhão de reais. Muito dinheiro, não é mesmo?
Mas para erguer um projeto de tamanha proporção, não tinha como ser diferente. É melhor até falar em investimento e não em gasto, como se costuma dizer.

O Desenvolver De Brasília
Ao pensar em desenvolvimento, é possível partir de 3 princípios diferentes. No caso específico de Brasília, tudo foi pensado sob o ponto de vista político, Urbanístico e arquitetônico. Ainda vale relembrar o plano idealístico que ficou no passado, antes mesmo de ser construída.

Interessante pensar que mesmo sendo uma Cidade programada, ela vai, paulatinamente, ganhando e assumindo um espaço de autonomia. Claro que foi preciso haver idealizadores, mas a própria passa a ter seus contornos cada vez mais autênticos.

Dizem que quem faz uma cidade é o povo. Tal afirmação não deixa de ser verdade, mas há que se considerar que Brasília tem um aspecto muito peculiar. A forma como as pessoas enxergam a capital é bem diferente de como ela retribui esse olhar.

Talvez, isso tenha a ver com uma relação direta em relação à forma como foi construída. Assim sendo, a ideia de que são as pessoas que fazem a “cara” do lugar, tem seus pontos fracos.

Ser A Capital Do Brasil Tem Seu Peso
Ao longo dos anos, a cidade foi crescendo e tomando seus próprios rumos. O avanço que foi pensado em outrora, agora já está em crescente aceleração. A urbanização tomou conta dos espaços. Os Imóveis já se tornaram incontáveis.

Ao se firmar como a Capital do país, toda a atenção passou a ser voltada para ela, pois é de lá que saem as maiores decisões que serão tomadas pelo e para o povo. E com certeza isso tem um peso enorme, mas é num bom sentido.

O seu maior marco em termos de crescimento, consiste na consolidação da sua identidade. Brasília conseguiu se tornar única e inigualável. Pode-se falar até em autodesenvolvimento.

Diante dessas considerações, é possível dizer que a Cidade nasceu, cresceu e se desenvolveu, como em todo o processo natural da vida. Ainda há muito que se explorar e conhecer, afinal ela é uma fonte inesgotável de natureza e prédios magníficos.

Torna-se imprescindível, destacar que os avanços que vêm acontecendo são frutos de um trabalho árduo, porém gratificante. Hoje, o Brasília é visto como um lugar em constante progresso.

Forte abraço.
Paulo Oliveira Pinto Seu Corretor de Imóveis.
Site pessoal: www.paulopop.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário